- Identificação do Console:
Para saber de qual País/Região é o seu console é bem simples, basta olhar a etiqueta de identificação que fica na parte de trás ou de baixo dele.
Veja quais são os dois últimos números da série. Exemplo: série CECHG01 (os últimos dois números: 01). Outro exemplo: CECH-2100A (os últimos dois números: 00).
Depois de anotar os últimos dois números da série, confira na lista abaixo de qual País/Região ele é:
- 00 Japão.
- 01 USA.
- 02 Austrália / Nova Zelândia.
- 03 Reino Unido / Irlanda.
- 04 Europa / Oriente Médio / África.
- 05 Coreia do Sul.
- 06 Singapura.
- 07 Taiwan.
- 08 Rússia / Índia.
- 09 China.
- 11 México / Brasil
- 12 Hong Kong.
A letra A ou B que procede depois dos números do País/Região fazem referência a quantos GB de memória tem o aparelho.
- Trava de Região por Jogo:
O PS3 não possui trava de região para jogos, apenas para os filmes em Blu-ray (BD) e DVD – a exceção, claro, são os discos de Região Livre, tanto para o BD quanto para o DVD.
Se você por exemplo colocou um jogo de Região 2 (Europa) num console americano e a tela do jogo ficar em preto e branco não é problema de compatibilidade do seu game com o console, e sim da sua TV. As televisões de tubo (CRT) não conseguem rodar certos jogos em alta definição (imagem de 720p, 1080i ou 1080p), logo elas convertem a imagem para menor qualidade (480i ou 480p) gerando assim o problema com a tela em preto e branco. Outro motivo para tal situação também é o sistema de cores adotado pela TV, podendo ser PAL ou NTSC (então alterne para testar e ver se resolve) e o cabo básico RCA usado para fazer as conexões PS3-TV.
Solução para o problema é comprar uma TV mais moderna (LCD, Led, Plasma), além de usar cabo HDMI para usufruir de máxima qualidade de imagem e som (lembrando que problema também pode devirar do cabo RCA ou Video Componente).
- Regiões Blu-Ray (BR):
Existem 3 regiões para o BD: 1, 2 e 3 ou A, B e C. Basicamente, 1 é da América, 2 é da Europa e 3 é da Ásia. Mas o mapa a seguir nos dá um panorama mais exato:
A ou 1 - América, Ásia central e subcontinente indiano;
B ou 2 - Europa, Oriente Médio, África e Oceania;
C ou 3 - China, Rússia e Ásia meridional e insular.
Logo qualquer Blu-Ray de filme comprado/alugado no Brasil ou Américas irá funcionar sem problemas nos consoles Américano (01) ou Mexicano (11).
- Regiões DVD:
No caso do DVD, temos 4 regiões: 1, 2, 3 e 4. O único PS3 que roda DVD da nossa região (4) é o aparelho vindo do México. Inclusive, por ora, o PS3 vendido oficialmente pela Sony em nosso solo é o mexicano (modelos CECH-2011 A e B). Quem sabe se quando começar a fabricar os aparelhos aqui no Brasil não criem um nacional.
Portanto, é bom ficar atento com relação a essa informação na hora de adquirir o PS3, pois corre-se o risco de não poder rodar os discos da nossa região em um aparelho de uma região incompatível.
- Siglas nas capas dos jogos:
As famosas siglas nas laterais das capas dos jogos.
(Clique na Imagem para Ampliar)
Abaixo, temos o significado das siglas que são encontradas nas laterais das capas dos jogos:
Primeira letra:
B = Disco Blu Ray
S = Disco DVD
Segunda letra:
C = Copyrighted, jogo da Sony, por ela e suas first parties
L = Licensed, produzido por terceiros (por exemplo, Konami e Capcom)
Terceira letra:
A = Ásia
J = Japão
U = Estados Unidos
E = Europa
Quarta letra:
D = O jogo é Demo
S = O jogo é Completo
M = Incógnita
- Conteúdo da PSN:
Na hora de adquirir algum conteúdo da PSN, é vital que o download seja feito na PlayStation Store da mesma região que o jogo que usufruirá desse conteúdo. Exemplo: Caso o jogo seja americano, o DLC (Downloadable Content) precisará ser baixado na loja americana, se o jogo for europeu precisará ser baixado da loja européia e assim por diante.
O conteúdo, assim como o próprio jogo, poderá ser aproveitado em uma conta de outra região, desde que a conta onde tal conteúdo foi baixado não seja apagada do videogame.