Novos males problemas antigos.

Nesses últimos dois dias a cidade Rio de Janeiro e os municípios entorno dela foram assolados por uma das piores chuvas de todos os tempos, isso não é novidade para ninguém seja morador da cidade ou não, a mídia fez bem o seu papel na hora de transmitir as noticias que correram o mundo com velocidade, fazendo a cobertura do caso minuto a minuto Eu sou morador da cidade e como qualquer outro assim que começou a chover mais forte e passei a saber que essa não era uma daquelas famosas nuvens passageiras e a situação tendia e a piorar procurei me informar sobre o assunto, como estava no computador passei a observar os principais portais de noticias para ficar por dentro dos fatos, no calor do momento e com o bombardeio de noticias de desabamentos,alagamentos, faltas de luz, água, telefone e etc não podemos parar e analisar as coisas, mas como o pior já passou ( pelo menos espero) nós temos um certo tempo antes de voltar a nossas vidas corriqueiras para parar e fazer isso, então estou aqui para expressar a minha opinião sobre.
Em uma das minhas idas aos sites de noticia vi o seguinte comentário: É isso serve para o pessoal aprender a votar nas próximas eleições. Eleição para senhor do tempo eu não sabia que tinha, afinal a chuva que assolou a cidade não podia ser evitada e nem impedida, o que se podia fazer e tomar medidas para lidar melhor com ela e isso não é responsabilidade apenas de um governador ou qualquer outra autoridade publica.
Ontem já estava pensando em fazer um post sobre isso ( se bem que se fosse fazer um post para cada comentário que considero errado visto pela internet ia ficar fazendo isso e mais nada durante a vida toda XP) , e hoje ao ligar a TV e ver o jornal tive a certeza que ele seria feito afinal foi tamanha a minha indignação frente as noticias,uma das que mais me chamou atenção foi ha dos desabamentos em áreas de encostas em diversas favelas na cidade do Rio de Janeiro, problema antigo eu sei e já devia ter sido solucionado mais não só pelas autoridades publicas, as casas nas encostas caem em sua maioria pelo simples fato de que elas não deveriam estar ali, as pessoas que moram nessas localidades muitas vezes sabem dos riscos e mesmo assim continuam morando lá ( não importa se é mal instruído ou se nunca foi ao colégio ou etc, bom censo todos possuem para saber se é perigoso morar ali ou não), ai quando a casa cai, ha a reclamação quanto as autoridades que não tomam medidas para melhorar a "comunidade", sendo que muitas daquelas pessoas não pagam impostos nem contas de luz ou água, ta certo que há casos e casos, muitas pessoas realmente estão ali por não ter onde morar, pagam sim seus impostos e etc, mas as coisas tem que começar a ser separadas dessa forma.
Nem a mídia nem as autoridades parecem se importar com essas distinção, na hora de aparecer na tv ou buscar assistência social devido aos problemas essas perguntas não são feitas, simplesmente se caracteriza toda aquela gente como desprovida de recursos e etc. No caso dos órgãos governamentais, na hora da construção de uma casa em áreas perigosas fecham os olhos e permitem, ai então todos que tiveram suas casas derrubadas ( por motivos diversos) tem direitos, independente de estar em dia com seus pagamentos ou não e isso para mim é errado e ilógico, se você recompensa uma pessoa por invadir determinada área não importa se a cinco ou cinquenta anos, por não pagar os impostos devidos e roubar água, luz e etc. Você esta dizendo que aquilo passa a ser certo, esta recompensado aquela pessoa por fazer o errado, o que impede ela de repetir o mesmo amanha e esperar outros precisarem da área e pagar uma quantia de dinheiro ou dar outra coisa em troca para ela sair, falo isso porque já soube de isso ocorrer, pessoas retiradas da favela em áreas de risco que receberam uma casa em outra localidade e mesmo assim voltaram para a favela em outra área considerada de risco para esperar uma segunda indenização, resumindo transformam isso em negocio e maneira fácil de se conseguir dinheiro mesmo com risco de vida.
No caso da mídia ela também é culpada, como disse acima na hora da reportagem não é checado os fatos, não se sabe o porque daquela pessoa estar ali, se ela paga impostos, se ela sabe que vive em área de risco, ha quanto tempo ela mora ali, quais são as condições de sua casa, nada. A câmera simplesmente é ligada e ouvimos o velho discurso de que ela não tem aonde ir e perdeu tudo, cooperando assim para a continuidade do problema sem solução. Ambos passam a ser cúmplices silenciosos de um problema que passa a ser cíclico, desse modo daqui a muitos anos não importa quais medidas sejam tomadas voltaremos ao mesmo problema, se a prefeitura, a mídia em geral ou qualquer autoridade competente desse um basta e toma-se uma atitude enérgica sem passar a mão na cabeça daqueles que fazer o errado as coisas poderiam começar ha serem feitas e uma solução poderia surgir, não digo que seria fácil mas seria uma mudança.
Outra coisa quem me chamou atenção foi o fato que a cidade alagou em parte pelos bueiros estarem entupidos de lixo, outro problema visto como sendo apenas responsabilidade da prefeitura que não os limpa, e isso não é verdade, todas as pessoas que jogam lixos no chão ou nos próprios bueiros devem ser responsabilizadas por esse problema, se você joga todo seu lixo em um bueiro na porta da sua casa ou na porta da casa de alguém sem refletir sobre as consequências não pode reclamar se sua casa depois for tomada pela água por ele não estar dando vazão, simplesmente não é logico fazer isso. Se as pessoas parecem para pensar nisso mesmo que algum lixo fosse parar lá o sistema de esgotos iria estar menos afogado e não haveria pretexto para as autoridades não fazerem as reformas para evitar que as enchentes causassem tantos danos. Pelo que foi dito acima da para se deduzir que todos tem parte da culpa e a obrigação também de fazer parte da solução, em vez de a sociedade e o governo jogarem a responsabilidade uns para os outros nesse eterno jogo de empurra empurra cabe a cada uma fazer a sua parte e ai sim o comentário que foi dito no começo faz sentido, na hora das próximas eleições vote em um governante enérgico que não tenha medo de enfrentar a mídia e nem o desagrado popular para fazer o que é certo, e se nenhum dos candidatos corresponder a essas expectativas simplesmente não vote, faça a sua parte que só em conjunto podemos mudar a sociedade ( parece meio utópico mais digo novamente, pelo menos seria uma mudança).

Só um desabafo pessoal, Ate +

2 comentários:

Dan Silva disse...

Todo mundo só gosta de molezinha realmente, dinheiro fácil.
Passou uma matéria no jornal mostrando moradores que tinham sido indenizados por morarem em áreas de risco, e suas casas estavam sendo demolidas.
Aí aparece uma mulher na tela, em prantos, dizendo "ahh, a gente batalha tanto pra construir a casa e agora ela tem que ser demolida".
Po, fala sério, por que ela não fica morando lá então esperando a próxima chuva fazer o trabalho?

Tem coisas que não dá pra entender mesmo.. na verdade as pessoas são todas corruptas e não só os governantes. Uma pessoa que ganha indenização e volta para a área de risco para ganhar mais é o que? Corrupta. Essa pessoa vai colocar quem no poder? Conscientemente ou não vai colocar gente corrupta no poder, e assim vai. Portanto, todos estão tendo o que merecem, o que procuraram.

A minoria que faz as coisas corretas e que sai prejudicada é que deve lutar por algo melhor, pois muitos se acomodam. Aí lembro daquela frase de Platão "A punição por não participares da política é seres governado pelos teus inferiores".

Lord Nyx disse...

Disse tudo cara, a corrupção só vai acabar quando houver um comprometimento de todos, do cidadão e do politico ( isso em todas as esferas) porque enquanto continuar no eterno cada um ganha o seu nunca vai pra frente e as coisas realmente não vão mudar...

Essa frase do Platão realmente cai como uma luva para o post XD

Postar um comentário