A Onda ( Die Welle)


Gênero: Drama.

Ano de Lançamento: 2008

Direção: Dennis Gansel .


Roteiro: Dennis Gansel .

Elenco: Max Riemelt (Marco), Dennis Gansel (Martin), Jürgen Vogel (Rainer Wenger), Frederick Lau (Tim Stoltefuss), Jennifer Ulrich (Karo), Christiane Paul (Anke Wenger), Jacob Matschenz (Dennis).


Sinopse: O professor Rainer Wenger é encarregado de ensinar a uma turma sobre autocracia como parte de um projeto escolar e acaba inevitavelmente falando do regime nazista, ao lidar com o pouco interesse e descaso dos alunos, achando que os erros do passado jamais poderiam se repetir ele decide conduzir um experimento pouco ortodoxo para lhes dar uma lição, mais este assume proporções maiores do que ele esperava e sai do controle.

- Quando li a sinopse e pesquisei sobre imediatamente quis ver esse filme, sempre me interessei pelo tema e ele sendo transposto para o dia de hoje e tratado em um cenário cotidiano era algo que não podia perder, mesmo assim adiei um pouco por por estar meio com o pé atras ( é bem difícil algum cineasta conseguir tratar o tema com seriedade sem ser tendencioso ou cometer alguns erros graves) ai eu soube que ele era alemão e esse foi o fator decisivo para eu ve-lo. Não só por ter me surpreendido com o cinema alemão ( a maioria dos filmes que consegui ver foram excelentes), mais pelo fato de quem melhor para falar sobre o fato que um povo que teve em sua historia um dos maiores ( se não o maior) regime autocrático. Vamos a analise: Uma das coisas que mais gostei foi a maneira que o diretor conduziu a historia , logo no começo mostrando e definindo ( mesmo que superficialmente) os personagens que iriamos conhecer no decorrer do filme, fazendo um bom trabalho em faze-los parecer típicos adolescentes ( uma coisa que se mostra crucial para a historia), a naturalidade com que a cadeia de eventos flui sem duvida é outro ponto alto, o comprometimento dos alunos com o movimento e sua necessidade quase que natural em expandi-lo parecem fazer parte de uma cadeia de eventos possível e plausível ( ou seja sem aquele sentimento de estranheza que temos em alguns filmes quando os eventos nos parecem ser forçados e se encaixar a cada momento), ao contrario de outros do mesmo estilo esse tem sucesso em transpor para nós uma especie de passo a passo de como é a evolução desse tipo de movimento (culto ?) e é fácil entender o porque do fascínio que ele passa principalmente para seu publico alvo que são os jovens que quase sempre estão descontentes com a estagnação e a maneira com que as coisas são conduzidas, e estão sempre ansiosos por uma maneira de mudar isso, esse filme tem um sucesso inegável no que a meu ver foi seu objetivo, fazer quem quer que o visse entender que assim como as causas para a evolução do movimento nazista não sumiram, a cadeia de eventos do passado pode se repetir a qualquer momento se não for mantida a devida atenção para o fato, sem duvida vale a pena ver esse filme, ele tem uma lição importante para passar.

  • Prós: Vai te ajudar a entender um pouco mais sobre como as pessoas que seguem esse tipo de movimento foram levadas a ele, e o simples fato de ser um bom filme já vale a pena assistir XD
  • Contras: E um filme com um desenvolvimento um tanto lento e pode desagradar alguns.
  • Onde Assistir: Pode procurar em Dvd,esperar passar na Tv ou baixar aqui.
  • Avaliação: boneco avaliação

1 comentários:

Dan Silva disse...

Esse filme parece ser bem interessante, cara. Vou procurar ver pra ver como é. Parece ser um filme bem envolvente realmente. É maneiro ver que sempre cresce o mercado cinematográfico não-americano. Assim que deve ser, uma coisa devidamente diversificada. Show!

Postar um comentário