Midia Seletiva

Hoje mais cedo estava eu navegando pela net a procura de uma boa risada quando achei esses dois vídeos abaixo dentro das dicas da semana de um blog de comédia. O Primeiro é uma reportagem da rede record e o segundo da globo, ambas exibindo a mesma noticia, mas assim como as historias passadas de boca a boca, cada uma continha o seu diferencia, vejam e entendam do que falo:





Logo que acabei de assistir os vídeos, fui ver os comentários tanto no blog quanto no Youtube e constatei o que de certa forma já sabia, a conversa acabou em uma briga partidária ou em uma simples briga de preferenciais entre emissoras e foram poucos os que deram destaque ao que realmente deve ser discutido, ambos os telejornais falharam no seu objetivo principal que é reportar a noticia. Não importa sua preferencial pessoal se parar e refletir vai perceber que, embora concorde com certa pessoa não quer ela pensando por você e selecionando o que deve ou não assistir e foi esse exatamente o caso, foi tirado do telespectador o direito de conhecer a noticia em sua totalidade para poder formar uma opinião. Enquanto lia, alguns comentários me chamaram atenção, entre eles um dizia que a Globo sabia da armação que era o protesto e não divulgou por essa razão, e estava mais do que certa em faze-lo.É particularmente perigoso pensar desse modo, afinal as emissoras decidem que programas devemos assistir, em que horário e o porque, e esse poder não pode se estender para as noticias, o trabalho jornalístico para com as noticias do dia a dia deve ser a divulgação completa e imparcial se limitando a isso, achando-se necessário poderia ser colocado uma área separada para comentarias e opiniões (sempre deixando claro qual é qual). Nesse momento você deve estar se perguntando quem é tão inocente a ponto de achar que alguma noticia que vem a nós já não foi manipulada, e que a única solução para evitar as mesmas seria, ir checar por si mesmo ou enterrar a cabeça na areia. E concordo que é impossível ouvir ou ler em alguma mídia sem esperar uma boa quantidade de manipulação mas cabe a nós aceitar aquilo como verdade universal ou não. Afinal com tantos meios de informação "não oficiais" que temos hoje com alguma pesquisa descobre-se fácil diferentes e talvez ate mais imparciais visões dos acontecimentos diários sem depender de apenas uma fonte e é isso que deve ser difundido. A capacidade de romper as limitações e procurar conhecer mais sobre qualquer assunto que seja esta dentro de cada um, então encorajo quem quiser saber mais sobre qualquer coisa pesquise antes por quaisquer meios que dispor, debata, ouça diferentes opiniões e não se limite nunca.

Conhecimento é poder (Francis Bacon)

Ate + Pessoal

1 comentários:

Rafael disse...

não é atoa que todos dizem que a globo é a maior manipuladora do telejornalismo brasileiro

nesse caso eu do um apoio ao crescente nivel que o jornalismo da record esta chegando, explorando e divulgando realmente como são os fatos

fazem muito bem em manter a transparencia politica

Postar um comentário