A Saga da GVT RJ



Não é recente a minha admiração pela GVT, só as avaliações positivas vindas de outros estados de que ela realmente atende os clientes, presta um serviço rápido e confiável de internet me fez desejar que ela fosse implementada no RJ, onde a única  opção "confiável"  até então era a Velox ( da qual sou assinante e por experiência própria sei que faz exatamente o contrário, ou seja, a melhor das piores) então foi com alegria que no ano passado recebi a notícia que ela viria para o RJ e mais tarde no final do ano de que a rede ja estava sendo testada. Mas como sei que tem um grande espaço de tempo entre os testes e a real implementação decidi esperar sentado e larguei de mão, nesse meio tempo só vi algumas noticias esporádicas que chegaram a mim por acaso e mais nada. No inicio desse ano porem a enorme campanha publicitária feita pela empresa me chamou atenção, a relação velocidade e preço estavam muito além de qualquer comparação com a Velox. Apesar disso resolvi esperar, porque ? Tenho uma filosofia que aprendi depois de muito apanhar para produtos e serviço com fama de inovadores e eficientes que diz: Nunca é bom comprar um produto ou adquirir um serviço considerado novo, sempre é bom dar um tempinho para esperar avaliações e analises do mesmo. E era isso que ia fazer, planejava assinar a GVT só depois de alguns meses  quando tivesse uma boa ideia da qualidade do serviço e se era mesmo tudo que prometia (a empresa tem boa fama, mas vai saber né ?). E esse era o plano, mas não contava com uma coisa, meu pai. Para ele os preços chamaram bastante atenção e para resumir uma historia longa mesmo após as minhas recomendações e alertas ele mandou a prudência as favas e adquiriu o serviço. Nisso ja eram meados do carnaval e o representante veio aqui para a assinatura do contrato, ele detalhou o procedimento dizendo que receberíamos um modem complementar pela velocidade adquirida 15 MB, detalhando também o esquema da portabilidade e que era improvável que os técnicos viessem aqui antes do fim do carnaval (isso já é rotina no Rio então nada de mais).

15/03/11 -  Equipe da GVT já estava aqui, a instalação foi tranquila, tirando algumas gambiarras utilizadas para "camuflar" os cabos na parte de fora da casa a equipe que veio aqui composta por 2 técnicos soube fazer um ótimo serviço (só não posso dizer discreto porque foi feito um alarde) deixou tudo funcionando prontamente, incluindo o telefone que ninguém esperava (pela demora esperada no esquema de portabilidade).


Depois da instalação também foi tranquilo, fiz o cadastro nos serviços de internet e estava na boa com o novo Modem Sagemcom 1704  a taxa de download e upload deu uma boa melhorada referente a minha antiga (esqueci de dizer acima que tinha uma velox de 4 MB) ainda não era o ideal, mas estava já me acostumando até que, exatos 3 dias depois o MSN começou a apresentar um problema bem estranho, algumas mensagens não chegavam mesmo o próprio assinalando que  não havia problema na conexão, depois disso foram mais ou menos 7 dias entre testes, reinstalações, analises de vírus, pesquisas e etc... Para descobrir o culpado.

Por incrível que pareça era o modem, nessa hora fiquei meio perplexo (nunca havia visto problema semelhante,  pensando bem também nunca tinha visto aquele modelo de modem XP) mas, essa era a única explicação plausível e após outra pesquisa e teste com outro modem confirmei o problema, tentei os procedimentos indicados (achei poucos, não há muito sobre ele ainda na net) mas, não consegui estabilizar. A unica opção para voltar a utilizar a net sem bugs ? Trocar. Coloquei o antigo que estava utilizando com a velox um D Link DSL 500B que após a configuração funcionou normalmente, sem bugs. Depois disso o unico problema que tive foram algumas pequenas quedas na velocidade (nada que uma reiniciada no mesmo não resolva) e uma falha no Megaupload que depois normalizou (nesse meio tempo não passavam 2 dias seguidos sem que eu não visse um técnico da GVT pela área instalando linhas e etc. sinal que a demanda estava crescendo).


 12/04/11 - O sinal caiu e não voltou mais ( isso após umas 12 hrs) e essa foi minha primeira experiência com a assistência telefônica da GVT, fiz a minha ligação e resolvi tentar a sorte, depois de passar por uma rápida conversa com o robô (isso não devia acontecer visto que ja existe uma lei contra mas, fazer o que ?) conseguir falar com a atendente e expliquei meu problema, constatei surpreso que ela realmente tinha vontade de me ajudar a solucionar o problema (uma coisa que as da velox ja tinham perdido faz tempo) infelizmente seus conhecimentos não eram tão grandes quanto sua vontade e os testes que normalmente resolveriam o problema eram inuteis no caso da ausência de sinal, solução ? Visita de um técnico, que veio  logo no  dia seguinte (quando pensávamos que sabíamos de tudo, eis que fomos surpreendidos novamente XP) nessa altura o sinal já tinha voltado (para quem  esta acostumado aos bugs da velox isso não é nada) e  só não cancelei a visita porque queria uma resolução para o problema do Sagemcom 1704. Depois de explicar a ele meu problema, ele concordou em fazer um teste, ligamos o pc, entreguei o modem da Sagemcom e ele fez a troca de volta, surpresa, não tinha mais Dsl, depois de ele realizar alguns procedimentos,   resetar o modem e tentar configura-lo novamente nada da Dsl voltar, nesse momento ele trocou o modem por um que ele estava trazendo (D Link Dsl 2640B) e ela voltou, depois ele me perguntou se tinha feito algo no modem da Sagemcom e eu respondi que sim tinha tentado abrir as portas do Modem, nesse momento ele disse que essa era a causa, eu tinha queimado o modem tentando abrir as portas, quando ele falou isso, tive que parar alguns minutos para engolir o argumento, afinal quem tem um conhecimento mesmo que minimo sabe que é  dificil o modem queimar dessa maneira e que teria que ser uma pessoa sem nenhum cuidado para isso. Eu trabalho esporadicamente com instalação de internet e  tenho um conhecimento que considero regular, nenhum procedimento que fiz causaria esse problema, só me dei ao trabalho de perguntar se a troca teria custo, como a resposta da pergunta foi negativa  não achei que valia a pena discutir e dei o assunto por encerrado.

Logo depois disso ja com o sinal novamente ele fez o classico teste de velocidade (Teste Power) e me disse que minha internet era de 5 MB, ora dessa vez havia sim o que se discutir, disse a ele que internet era de 15 MB e ele insistindo que era de 5 MB e isso durou cerca de 5 min e mais uns dois testes ate que eu lembrei de um bom argumento: Se a internet era de 5 MB porque eu receberia o modem de graça ?  Depois disso ele pareceu se convencer e tentar descobrir o porque de eu estar recebendo 5 MB (com pico máximo de 6.2 MB), depois que ele  foi nas configurações do modem,  ligou para a central e depois de uma conversa/discussão hilária com a atendente ele conseguiu restaurar os 15 MB, mas a conexão não se mantinha de maneira alguma (durava no máximo 15 min e caia) , novamente ele fez novas configurações no Modem, resetou e nada, nesse momento cometi um descuido que considero crucial, não prestei atenção no que ele estava fazendo, me ausentei por poucos segundos e quando voltei ele disse que o trabalho estava terminado, ele realizou o teste e ali estavam os 15 MB, como a conexão se sustentou por mais de 15 min achei estar normal e não falei nada ele foi embora prometendo voltar no dia seguinte para resolver uma pendência sem relação com a internet, terminei uma pequena tarefa doméstica e quando voltei para fazer o teste ela assinalou 2.4 MB para depois cair novamente e não sustentar DSL. O técnico disse que voltaria no outro dia e eu podia esperar, mas como ele também disse que a internet estava concertada não levei muita fé e liguei novamente para a central, uma nova atendente com igual vontade de ajudar mas, com recursos e experiência limitadas, resultado, nova visita do técnico requisitada e chamada aberta junto a ouvidoria.

14/04/11 - Infelizmente tive que me ausentar a tarde e foi nessa hora que o técnico voltou (jurava que não ia) quando viu que estava sem internet realizou novos testes e etc. Segundo minha mãe que o atendeu ele disse que a causa da frequente queda no sinal e diminuição da velocidade era o aumento da requisição de internet da área ( a área sendo minha rua) e que ia pedir para o técnico trocar os cabos. Quando ouvi essa explicação achei improvável que essa fosse a causa, mas se essa era a opinião dele, novamente, fazer o que ?

15/04/11 - Por volta da tarde recebi uma chamada da ouvidoria perguntando se meu problema já havia sido resolvido, quando disse que não eles solicitaram novamente alguns testes (que incluíam a remoção do filtro, troca dos cabos e etc.) sem solução. Após isso ele constatou que o problema era sem duvida do sinal e disse que novamente iria enviar o técnico o mais rápido possível ( esqueci também de mencionar que a internet esta ativa nesse momento com apenas 5 MB).

16/04/11 - Também por volta da tarde o técnico chegou aqui (isso já esta virando rotina) e me perguntou da frente da minha casa a quanto estava a internet, respondi que a 5 MB e ele acenou um positivo e não falou mais nada, só depois de algumas horas ele apareceu novamente para fazer um teste, não sei o que ele fez mas a velocidade estava novamente 15 MB, depois disso ele foi trocar meu Modem , quando vi que era o da Sagemcom voltando (se eu não me engano o mesmo "queimado" que saiu)  perguntei prontamente se ele poderia deixar o D Link, ele falou que não, que esse era apenas o Modem de testes e etc. e que não havia reclamações quanto ao modelo da Sagemcom  (aqui apenas uma das reclamações exatamente relativas ao MSN), resumindo, sem opção voltei para a Sagemcom e consequentemente depois para o D Link. Daqui a alguns dias planejo ligar para a GVT e requisitar uma troca.



A razão de eu estar escrevendo esse post não é nenhuma revolta contra os serviços da GVT ou nada do gênero, a razão é que  diariamente pela internet, televisão e outras mídias vejo propagandas dos serviços prestados pela mesma e ate agora  não vi uma analise feita por alguém do RJ sobre (pelo menos não da maneira que fiz), então vou atualizando os momentos de alegria e tristeza conforme o tempo do serviço...

Valeu Pessoal

0 comentários:

Postar um comentário