Silent Hill: Shattered Memories (PS2)


Gênero: terror, suspense, survivor

Ano de lançamento: 2010

Desenvolvedor: Climax Studios

Destruibuidor: Konami

Descrição: Silent Hill: Shattered Memories é uma recriação do primeiro game da franquia homônima, que estreou no saudoso PlayStation. A história é praticamente a mesma, mas vista sob uma perspectiva distinta.
O jogador assume novamente o papel de Harry Mason, um cidadão que chega à Silent Hill para procurar por Cheryl, sua filha adotiva. Alguns elementos familiares da versão original estarão presentes, mas com um visual distorcido. Além disso, os personagens agora terão papeis diferentes e os eventos não ocorrem da mesma maneira.

- É incrivel como eles conseguem dizer que vão apenas "atualizar" o 1º game da franquia para os consoles mais modernos mas no final recriam a série de outra forma totalmente diferente...

Logo nos primeiros minutos jogados, você ja nota que está numa sala junto com um psiquiatra e que este de alguma forma irá influenciar o decorrer do game junto com os questionarios e soluções de problemas que lhe são passado, podendo assim alterar o que as pessoas vestem, suas características físicas, forma de te tratar e até mesmo o final do jogo. Nisso você ja pensa, "onde diabos tinha isso no outro SH". Ficou extremamente bom esse novo personagem incrementado na estória mas até que certo ponto também sofreriam outras mudanças tão bruscas?!?

No início, depois que Harry bate com o carro e vai procurar sua filha em Silent Hill acaba por completo a estória, daí em diante ja não tem quase semelhança nenhuma com 1º game e da início a outro estilo para a série totalmente remodelado e não sendo nada parecido com o original (não vou aprofundar na estória porque senão perde a graça mas resumo em apenas uma palavra: magnífica).

Na hora que se é confrontado com os inimigos você deve imaginar: é só pegar um taco ou uma pistola e sair matando geral. Ha-ha!!!, não tem nada disso aqui, sua única forma tanto ofensiva como defensiva é sair correndo em disparada até onde se é designado como ponto seguro podendo no máximo jogar coisas no chão para retardar eles (por exemplo armários), se esconder em algum lugar mas que acaba sendo inútil porque sempre vem muitos deles e sua fuga vai ser vista a qualquer instante ou apenas deixa-los norteados com a luz de um sinalizador fazendo assim eles não chegarem próximo de você.
Mas de qualquer jeito no fim sempre terá um bando de criaturas te persseguindo para onde você for e sua única alternativa de sobrevivência é correr ainda mais.

A questão mapa agora. Quando você ta correndo não tem praticamente nenhum jeito de saber pra onde esta indo, porque o mapa se limita apenas de mostrar a visão de cima da construção como um todo, ou seja, você não verá salas, corredores, enfim, qualquer detalhe sobre o local, somente a estrutura inteira dele. Sendo assim lhe resta apenas a sorte e agilidade com o controle.

Outro ponto negativo é os caminhos que sempre lhe são obrigados a seguir quando está em SH normal, sempre sendo uma única rota ao seu objetivo não tendo como desviar disso ou daquilo, isso só modifica quando se esta sendo perseguido pelos monstros e como consequência surgem mais 2 ou 3 caminhos para tomar como fuga e que pode também ter sérios problemas pelo motivo acima.

Pra quem curtia os consagrados Cabeça de Pirâmide, Enfermeiras, Cães Mutantes, entre outros, sem dúvida irá se depecpionar, pois não se tem nenhum monstro de qualquer franquia anterior neste, conta com apenas 2 novos modelos de criaturas como se fossem humanos, desanimadores pois suas caracteristicas são ficar cambaleando pelo mapa enquanto não te vê ou quando te vê tem por missão sair correndo atrás de você e tentar de jogar no chão, sendo que eles não fazem isso pra te cortar em pedaços depois ou algo sanguinario do tipo, eles ficam apenas te apreciando quando tu ta caido lá, passando a mão pela sua cabeça por exemplo (sim, é tosco mesmo!).

Mesmo ofuscado por esses problemas ele também tem seus pontos possitivos, primeiro deles é manter seus enigmas de sempre encontrado em qualquer jogo da franquia para pode passar de determinada parte, tendo assim que decifrar algum quebra-cabeças ou achar algo (porém nada muito desafiador).
Seu ótimo controle para movimentação da personagem, ficando bem mais real e intuitivo, favorecendo bastante sua relação com o ambiente e objetos (dizem que versão de Wii ficou mais excepcional ainda).
Trilha sonora não teria nada além do tradicional com sua suas músicas instrumentais, que dependendo do cenário e nível de terror elas podem se tornar cada vez mais "pesadas" tentando desenvolver ainda mais o medo no jogador.
A excelente dublagem que foi feita, as falas se encaixam muito bem com a movimentação das personagens e nunca se esquecendo de manter o clima do ambiente para influenciar nos tons da fala.

Com a chegada da tecnologia, os games se tornam obrigados a terem que seguir a tendência, com isso você tem como principal acessório um telefone celular touch screen, que conta com uma câmera embutida e servindo para tirar fotos e até achar mistérios escondidos (parece até Fatal Frame), lista de telefone de todas as pessoas com quais teve contanto no game podendo ligar para elas a qualquer instante, GPS (mapa), mensagens de texto que lhe são enviadas, estatísticas, entre outros. Tudo sempre ligado para te auxiliar de acordo com os acontecimentos que tem dentro do game. Mas limitada em algumas opções, exemplo claro é as mensagens de texto, não tem como tu responder nenhuma.

Graficamente também esta bom e superior para a média do PS2, o maior problema foi a falta de nitidez para enxergar as mensagens de texto no celular, ler capas de livros e visualizar posters/cartazes nas paredes pois elas não ficam com a mesma qualidade gráfica do resto do ambiente, deixando elas meio embaçadas. No celular era bem modesta a solução do problema, adicionando a  função de ampliar a imagem do visor do celular e com isso seria bem fácil ler o texto, algo ridículo mas que acabou sendo deixado de lado e que prejudica bastante no game (principalmente quando quer acompanhar a estória). Ficou bom também o efeito que a luz da lanterna causa no ambiente, iluminando de acordo com a profundidade do local ou se tem algo na frente da luz atrapalhando mas tudo ficando igual a realidade. A intenção de passar um terror psicologico através deste item da lanterna conseguiu ser muito bem captado pela equipe de desenvolvimento.

Silent Hill Shattered Memories não chega a ser um game longo, fechei em aproximadamente 10h mas isso também visualizando todos os cenários até os minimos detalhes, tentando recolher itens escondidos e ligando para todos os telefones que eram exibidos no decorrer dele. Para quem está querendo dá uma curtida rápida não terá problemas em fechar o game em torno de 6h. Mas lembrando que se você jogar depois o game de novo, terá uma grande possibilidade dele não ser igual aos fatos do gameplay anterior, devido ao que foi dito no início do post, além do que você da ênfase de visualizar quando está em SH, gerando assim muito mais horas de game.

Como resultado... se você é um fã de carteirinha da série existe grandes chances de não gostar deste jogo. Já para os outros jogadores mais casuais devem gostar do novo estilo survivor.

  • Prós: gráfico, dublagem, estória e cenários.
  • Contras: IA fraca, poucos modelos de inimigos e limitação do inventário. 
  • Avaliação:


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