Blassreiter (Burasureitā)

Gênero: ação, ficção científica

Ano de lançamento: 2008

Estúdio: Gonzo, NitroPlus

Direção: Ichiro Itano

Sinopse: A história se passa numa Alemanha fictícia e gira em torno de criaturas biomecânicas chamadas “Demoniacs”, que surgem de cadáveres e atacam pessoas. Os Demoniacs tem habilidade de se incorporarem á grandes tecnologias, incluindo carros e motocicletas, não só assumindo controle, mas também ampliando fortemente sua performance. Contra eles, há um grupo de pessoas conhecidas como XAT, que cuidam desses Demoniacs numa tentativa de manter a paz, e descobrir as razões para esses acontecimentos. Nesse meio, surgem muitos humanos transformados em Demoniacs. Alguns usam seus poderes para o bem, outros os usam para o mal. Um surgirá, acima de todos os Demoníacs, e se tornará o “Blassreiter”.

Começo abrindo post dizendo que esse anime foi feito pra intercalar em cenas com imagens em 2D e 3D. As imagens em 2D são perfeitas, cheio de vida e sem erro nenhum mas quando entra no 3D não pode dizer o mesmo. Percebível nas cenas que envolvem veículos, nos carros os traços são muito simples e deveriam ter sido melhorados, já nas motos são um pouco melhor (até porque um dos focos do anime são as motos).

Tem uma coisa que particularmente me irrita nele: os erros de continuidade. Digo isso pois quase toda cena que é na rua, se olhar atentamente os detalhes como por exemplo carros ou pessoas, vai ver que do nada somem ou reaparecem cenas mais a frente. Não chega a quebrar o "ânimo" do desenho mas era algo pra ser revisado e que provavelmente o responsável por isso ignorou.
Aproveitando que mencionei as ruas, algo também que é bizarro é que a estória se passa numa cidade grande e tal. Por lógica tem que ter pessoas nas ruas andando mas são raríssimas as cenas que tem e por várias vezes também não tem nenhum automóvel nelas.

Mais uma curiosidade estranha, como dito na sinopse a estória se passa "numa" Alemanha e que nessa ai todos falam japonês (nem vou comentar isso) mas porque diabos quando alguém fala numa moto de modelo japonesa ninguém conhece. Sendo que todos falam japonês mas olham pra cara do protagonista pensando, de onde esse cara veio com isso. Mais outro fato sem sentido só que este menor.

A estória do anime é ótima e tem uma temática bastante religiosa (católica) em boa parte e nos episódios finais isso é sempre mencionado se tornando até meio que uma obsessão.
Apresenta alguns pontos importantes como seria o bullying/preconceito fora da escola, mostrando até que pontos pode chegar o pensamento da pessoa que sofre isto.
Fica sempre um drama no ar (principalmente referindo-se ao passado) como é difícil viver as pessoas pobres, o que elas tem que fazer e seus sacrifícios para poderem sobreviver numa sociedade que pouco liga pra elas, sendo os ricos "superiores" e fazendo o que bem entendem a qualquer instante não tendo lei para pará-los.
A trama nunca se foca apenas num personagem mas sim em vários (em torno de 5 ou 6) e sempre contando bem suas origens, sentimentos,... enfim da para se identificar praticamente com qualquer um deles.

Tem emocionantes corridas com disputa entre motos muito bem produzidas, sempre no gostinho de quero mais. Também excelente foram as cenas de luta que tem giros de câmeras e variados zooms de muitos ângulos, só peca porque elas foram feitas em 3D, logo modelagem dos personagens não foram tão caprichadas e em cenas noturnas situação complica ainda mais.
Há uma trilha sonora bacana que encaixa bem nas cenas, indo desde as mais suaves até as mais pesadas nas lutas de maior importância.
Na metade/final do anime boa parte dele é dominado por batalhas aéreas porém depois de vários minutos fica repetitiva e sem inovações.

Problema enfrentado em muitos animes de 20-24 episódios é que sempre nos epis. finais acaba tendo que correr com estória para pode caber dentro do cronograma, o mesmo se repete nesse, os últimos epis. cortam algumas cenas que podiam ter uma continuação breve explicando isso ou aquilo mas nada que prejudique muito dando para entender de qualquer jeito.

Blassreiter acaba resultando num anime melhor que muitos e concerteza vale a pena ver pros que curtem o gênero, sem precisar hesitar.

Dica: assista pelo menos 3 episódios, pois o 1º e 2º são confusos e não mostra todo potencial do anime.

  • Prós: estória, ação
  • Contras: detalhes imagens 3D
  • Avaliação: boneco avaliação

0 comentários:

Postar um comentário