X Men O Filme



Gênero: Ação / Ficção Científica.

Ano de lançamento: 2000

Direção: Bryan Singer

Roteiro: David Hayter

Elenco: Hugh Jackman (Logan/Wolverine), Tyler Mane (Dentes de Sabre), Famke Janssen (Jean Grey), Rebecca Romijn-Stamos (Mística), Ray Park (Groxo), James Marsden (Scott Summers/Cíclope), Anna Paquin (Marie D`Ancanto/Vampira), Halle Berry (Ororo Munroe/Tempestade), Shawn Ashmore (Bobby Drake/Homem de Gelo), Ian McKellen (Eric Lensherr/Magneto), Patrick Stewart (Professor Charles Xavier)

Sinopse: Por todo o planeta, pessoas com o código genético alterado são vítimas de preconceito. Dotados de poderes especiais, os X-Men são um grupo dessa parcela da população, que luta a favor de um mundo onde humanos e mutantes possam conviver em paz. Liderados pelo Professor Charles Xavier, os heróis precisam impedir  Magneto que acha  que espécie tem que se impor pela violência  de executar um plano que pode deflagrar uma guerra.

-  Quando soube ia sair um filme dos X Men imediatamente imaginei uma adaptação fiel da HQ sendo transposta para as telas, fui ao cinema com essa esperança e logo nos primeiros minutos  me desanimou perceber que não seria assim. Quem é fã sabe que essa esta longe de ser uma adaptação fiel, o que não seria uma  coisa necessariamente ruim se a Marvel não tivesse (tem?) um  histórico de deturpar seus filmes, principalmente aqueles baseados no universo mutante ( O  único que vi e principal exemplo se chama Geração X um clássico da sessão da tarde que poucos chegam a reconhecer  e deixa a desejar em vários aspectos) Então como esse poderia ser diferente ? Afinal uma adaptação que não é fiel esta fadada a desagradar os fãs, certo ? Errado, esse filme em conjunto com outros me ajudou a perceber que não existem apenas adaptações que mutilam o filme em prol da maior aceitação do publico, bilheteria e etc existem  também aquelas  que apesar de ter que mudar alguns pontos tentam ao máximo se manter fiel a historia original com um certo equilíbrio ( e se isso não for possível cria pelo menos uma original que se sustente sozinha) . Felizmente X Men é o segundo caso e  por todo filme você percebe traços disso. Começarei falando pela escolha dos atores. Há personagens que conseguiram corresponder quase que perfeitamente com seus respectivos atores ( Patrick Stewart como Professor Charles Xavier, Rebecca Romijn-Stamos como Mística e etc) enquanto outros foi inevitável certa descaracterização física, por uma questão lógica  que seria a falta de atores correspondentes a aparência do personagem e talvez  as próprias escolhas do diretor. Tendo esses últimos em sua maioria grande maioria compensado com excelentes atuações ( destaque para Ian McKellen como Magneto e Halle Berry como Tempestade) ou se não pelo menos se esforçado para isso. A historia é a que mais me surpreendeu, tal qual seu cuidado em explicar o universo mutante para aqueles que não o conheciam, desenvolvendo seus personagens  e deixando claro suas motivações e sentimentos ( a tomada de abertura com Magneto num campo de concentração nazista e Vampira acidentalmente utilizando seus poderes mutantes pela primeira vez  demonstram bem isso.) sem deixar de lado ótimas cenas de ação e bons efeitos especiais. Finalizando X Men não chega a ser inteiramente fiel a HQ mais compensa com uma historia original, excelentes atuações e bons efeitos especiais. Mesmo para fãs da historia clássica vale a pena conhecer essa alternativa.


  • Prós: Historia original, excelentes atuações e bons efeitos especiais.
  • Contras: Para os fãs mais conservadores é impossível aturar algumas descaracterizações.
  • Onde Assistir: Pode assistir na Tv aberta ou a cabo (ambas passam com certa regularidade), em Dvd ou baixar aqui (Dublado).
  • Avaliação:boneco avaliação

0 comentários:

Postar um comentário