Homem Aranha: A Série Animada - Clássico 1994 (Spider Man: The Animated Series)


Gênero: ação, aventura

Ano de lançamento: 1994

Desenvolvedor: Fox Studios

Produtor Executivo: Stan Lee, Avi Arad

Sinopse: Depois de mais 11 anos de ausência, o Homem-Aranha voltou à tela pequena nesta que é considerada a melhor adaptação do herói aracnídeo. Nela somos apresentados a um Peter Parker com 19 anos, que está no primeiro ano da faculdade na Empire State University e já possuí os famosos poderes de aranha.

- É um dos desenhos que mais admiro até hoje, tendo uma fidelidade com a história dos quadrinhos quase perfeita. Vai ser bem longo o post, vou ressaltar tanto características do próprio desenho e fazer uma análise ao mesmo tempo...

Vale a pena lembrar que devido a Fox (empresa desenvolvedora dela na época) interferiu e muito no desenho, não se deixando fazer de acordo como o Stan Lee e Avi Arad (ambos produtores executivos do projeto) queriam, para se adequar ao "politicamente correto" norte americano.

Dentre as censuras que eles exigiram estavam: não usar palavras como morte ou morrer dentre outras palavras do gênero, as armas não podiam disparar balas como as reais, tendo que serem substituídas por armas futurísticas que disparavam laisers, a estória não podia envolver nenhuma criança em risco, os vampiros não podiam sugar sangue e sim plasma, entre muitas outras coisas bobas e sem sentido. Porém houve alguns poucos episódios que eles burlam essa extensa lista e fazem do jeito que querem (principalmente na 5ª temp.).
 
Devido a isso, a estória inicial de Peter Paker é a que mais sofre uma imensa alteração, porque todos sabem que a 1ª namorada de Peter foi Gwen Stacy sendo morta pelo Duende Verde quando jogada de uma ponte e tendo assim seu pescoço quebrado. Tendo em vista as restrições da Fox isso nunca poderia acontecer, a solução então foi por Mary Jane como sua 1ª namorada e Gwen nunca ter existido (embora ela apareça no último epis. num outro universo alternativo sendo namorada do Homem Aranha de Aço). O que tornou para muitos uma séria desinformação quanto a real estória do começo do Aranha.

Fora essa grande alteração, não se sofre mais nenhuma tão forte no decorrer do desenho a ponto de ser grotesco.

Vou abordar agora um pouco sobre o perfil do Aranha usado nessa animação:

Eles mantém o bom e velho cartucho de fluído de teia sintética que é ativado através de uma pulseira com um gatilho e usasse os 2 dedos sobre ele para lançar a teia que foram criados por Peter, mostrando que como um nerd cientista usou seus conhecimentos a seu favor nessa criação. Além disso ainda explica que se ajustando a pressão do bocal do lançador ele pode fazer variados tipos de teia, como por exemplo aquele que ele se pendura ou então a que parece uma rede para capturar inimigos (to sendo bem superficial nessa explicação, no desenho é bem detalhado sobre o assunto). O que deixa ainda mais interessante o desenho, principalmente quando ele tem que fugir ou capturar algum vilão e derrepente acaba seu cartucho de teia tendo então que recarregá-lo e muitas vezes não tendo tempo porque esta sendo atacado ou buscar outro em sua casa. Nesses momentos ele acaba ficando em sérios mal bocados e como meios tem que sair correndo ou simplismente ir escalando as paredes.
Nunca entendi o fato de nos filmes ou desenhos dele insistirem de fazer o Aranha disparar teias através do pulso, não tem o menor cabimento. Ainda mais com relação ao ajuste das teias (graças que não fizeram isso aqui).

O que seria Peter Benjamin Parker, o grande Homem Aranha sem suas notáveis piadinhas. Pois bem, se faz jus nesse quesito também. Porque em quase todo instante ele faz alguma piada ou ação engraçada (tipo fica jogando teia no J. Jonah Jameson). Deixando ainda mais inteligente tanto as ações como as falas de todos as personagens no decorrer dos epis., além de um excelente humor.

Outro ponto que chama bastante atenção (e que não foi fiel em mais nenhum desenho do aranha) é o fato dele sempre se auto questionar se devia ou não abandonar a vida como héroi, pois tendo que salvar à todos, todos os dias, interferia e muito na sua vida pessoal sem mencionar o risco que seus amigos e familiares corriam caso sua identidade fosse descoberta por algum inimigo (como acontece com o Venom). Na maior parte do desenho isso ocorre, ele acha que esta certo em ser héroi hoje mas amanhã já percebe que esta errado, e assim sucessivamente dando muitas crises de identidade para ele. Para muitos isso vai ser um saco porque é repetitivo mas é um fator necessário para a trama.

Em boa parte dos episódios também se conta com participação de outros heróis e vilões do mundo marvel, como por exemplo: Wolverine (Lobão), Fera (Animal), Justiceiro (Carrasco), Quarteto Fantástico, Dr. Doom, Demolidor (Atrevido) entre muitos outros. Dando uma influência tanto para a estória quanto para o personagem. Coisa que era comum na época, outros personagens da marvel entrar em contos de outro super herói.
PS: nome entre parênteses são os usados na dublagem pt-br.

Uma coisa que prejudicou e muito foi a época em que foi feito o desenho, porque não se tinha tanta tecnologia para usar a seu favor na criação de arte como nos dia de hoje. Claros exemplos disso são as cenas em que o Aranha está com uniforme destroçado: na cena 1 rasgado, na cena 2 esta normal e na cena 3 rasgado novamente. E tem muitos mais outros erros assim do tipo que são escandalosos, como o aranha trocar de roupa muito rápido. Mas por outro lado também conseguiram fazer uma boa jogada quanto ao Aranha esta passeando pela cidade utilizando suas teias, usando em algumas cenas a cidade em 3D (normalmente quando vai mostrar vista de longe) e outras em 2D mesmo mas nada perfeito é lógico.
Estando relacionado também com isto, os movimentos da boca das personagens ficam sempre fora de sincronia com relação a dublagem, deixando nos primeiros epis. até chato isso, querendo fazer com que você desista de assistir se for um telespectador mais exigente.

Já a dublagem brasileira também é outro sério problema, além da falha dita acima de falta de sincronização das vozes com o movimento da boca, a troca constante do elenco que dublava o desenho deixa a desejar bastante. Exemplo estarrecedor disso é a do personagem Alister Smyth que foi modificado 5 vezes os dubladores, dando a média de 13 episodios por voz. Para alegria de todos as vozes de Peter/Aranha, Mary Jane (apenas em 1 epis.), Tia May nunca foram alteradas, entre mais alguns personagens secundários. Tem momentos que a mesma voz podia tar no epis. x no Dr. Octopus e 1 epis depois já ta sendo utilizado no Abutre, ai você fica todo confuso e eles fazendo uma salada mista total. Isso mostra um descaso feio que temos até hoje nessa área de dubladores que nunca mantém o papel ate o término do desenho, coisa que raramente acontece com os dubladores americanos.

E finalizando o post, falo de outro descaso que foi o final do desenho, ou melhor, não teve porque foi cancelado. Você assiste 65 episódios dividido em 5 temp. ligado na estória que sempre tem nexo com os epis. anteriores e chegam no último epis. e resolvem cancelar a série do nada. Foi uma completa falta de respeito com todos os fãs e telespectadores. Não sei ao certo por quais motivos e de qual parte foi tomada esta decisão mas sem dúvida foi errada. Até porque é perceptivel que ainda tinha pelo menos mais umas 2 temporadas para rolar.

Já ia esquecendo, no epis. final se é feito uma paródia com o Stan Lee como uma forma de agradecimento por todo o feito nesta saga incrível.

  • Prós: excelente adaptação dos quadrinhos.
  • Contras: cancelamento da série antes do tempo e dublagem.
  • Avaliação: boneco avaliação

0 comentários:

Postar um comentário