Geração Anime na Tv



Quando meu pai assinou a Directv (Tv a cabo), eu e minha irmã rodamos todos os canais para ver o que tinha (sim bem coisa de criança mesmo), foi nessa que descobri o canal Locomotion. Em minha opinião foi nesse momento que passei a ter uma real paixão pelos animes, não me entendam mal, cresci vendo animes mais esses eram apropriados para a minha idade e, portanto com uma temática voltada para o publico infantil (Dragonball, Digimon e Pokémon são bons e bem conhecidos exemplos), a Locomotion pelo contrario apresentava animes voltados para o publico adolescente e adulto, todos inéditos (pelo menos para mim), pela primeira vez vi animes com temáticas diferentes das quais eu estava acostumado, tais como:

Blue Seed

Sinopse: O grupo TAC (Centro de Administração da Terra) é uma facção secreta do governo japonês que trata do Aragami, uma raça de criaturas-plantas que ameaçam o Japão desde a antiguidade. A arma final do TAC é Kaede, uma menina da familia Kushinada, cujo destino é um dia se tornar o sacrificio humano que salvará a humanidade. Entretanto, demonstrando ter suas próprias ambições, Kaede desaparece num feixe de luz. Com o Aragami aparentemente planejando algo grande, o TAC necessitará de ir pro plano B: Momiji, irmã gêmea de Kaede.

Esse eu infelizmente não consegui ver por completo e nem entender muito bem, por razoes que ainda vou explicar abaixo.


Cowboy Bebop

Sinopse: Corre o ano de 2071 e muitas mudanças ocorreram: a tecnologia evoluiu; a população da Terra migrou para outros planetas do Sistema Solar, vivendo em colônias. Com o aumento da população houve também o aumento da criminalidade. A polícia espacial não podendo dar conta de todos os bandidos, recorre ao auxílio de cowboys: verdadeiros caçadores de recompensas espaciais. É nesse universo que se passa a história do grupo de caçadores de recompensa: Spike,Jet ,Faye ,da hacker Ed e do cão Ein , que viajam na espaçonave Bebop, suas historia e origens contadas no decorrer do anime.

Esse eu consegui ver por completo na Locomotion, e não me arrependo, é um excelente anime e também mangá (eu e minha irmã planejamos comprar a coleção em breve).


Neon Genesis Evangelion

Sinopse: No Ano de 2015, 15 anos depois de uma Grande catástrofe denominada “Segundo impacto” que teve grandes conseqüências, como a destruição de grande parte da Terra e morte de muitos de seus habitantes, uma organização chamada “NERV" trabalha para evitar o "Terceiro impacto" que causaria o fim da Raça Humana. Para destruir os “Angels” supostos causadores do Segundo impacto e que agora atacam a terra, a NERV criou robôs de nome “Evas”, pilotados por adolescentes, considerados escolhidos (por serem os únicos compatíveis com eles). O Anime narra a historia de Shinji Ikari (filho do líder na Nerv) e também de outros adolescentes “escolhidos” que são considerados os únicos meios de defesa da terra.

Esse até hoje considero um dos melhores animes que já vi, complexo e inteligente é realmente um dos animes mais significativos de todos os tempos e conhecido por todos.


Saber Marionette J to X

Sinopse: Os acontecimentos de Saber Marionette J to X ocorrem meses após o final dos OVAs de Saber Marionette J, onde dá-se continuidade nas aventuras de Otaru, Lime, Cherry e Bloodberry. Elas continuam a descobrir mais sobre o mundo, sobre elas mesmas e o que mais quiserem. Entretanto a paz não dura muito, pois Fausto está de volta e até mesmo o misterioso Dr. Hess tem alguns planos em mente.

Da serie não assisti apenas esse, assisti também aos anteriores (Saber Marionette J e Saber Marionette J Again), mas esse foi o que mais me marcou, a trama é bem mais complexa que as dos anteriores, e com um final surpreendente, não só recomendo esse anime como também recomendo os demais da serie.


E estes são apenas alguns que marcaram minha infância /adolescência. Ainda há outros que assisti em parte tais como: Oh My Goddess, Agent Aika, Bubblegum Crisis Tokyo 2040, Tenchi Muyo, Soul Hunter, Those Who Hunt Elves.

Mas voltando ao assunto, o lado bom da Locomotion foi que ela realmente abriu caminho para muitos animes que sem ela jamais teriam sido passados aqui no Brasil. O lado ruim para mim foi muitas vezes a sua programação não era bem definida: os animes passavam em horários aleatórios, em outras línguas (em inglês com legenda em espanhol, em espanhol com legenda em inglês e etc.). Até hoje não sei os motivos dessas falhas, talvez tenha sido uma incompatibilidade na transmissão do sinal da directv (o que não acontecia apenas com esse canal) ou o fato de que a Locomotion já estava em declínio (digamos assim), mas o fato e que eles existiam e tornaram difícil acompanhar qualquer anime no canal, depois de alguns anos, mas precisamente em 2005 eles saíram da programação, pelo menos era isso que eu pensava .

Minha surpresa foi tamanha, algum tempo depois quando vi essa propaganda sendo exibida:




Ela anunciava a vinda um novo canal o Animax (fui saber mais tarde que na verdade era a velha Locomotion com um novo dono a Sony e sobre nova administração), um canal que se dedicaria a transmissão de animes 24 h, nem a antiga Locomotion era assim, sua programação era composta de vários animes sim, mas também tinha series voltadas para adultos (não estou reclamando curtia a maioria XP). Me animei e esperei ansiosamente a estréia, assim que lançou fiz quase o mesmo que quando assinei a Directv,passei o dia todo assistindo para checar a sua programação e realmente era composta apenas de animes, nem propaganda quase o canal tinha (acho que eles ainda não tinham tido tempo de prepará-las), durante dois dias ele passou diversos animes, repetindo alguns mas ainda com uma programação bastante diversificada, nesse canal que fui conhecer pela primeira vez:


Fullmetal Alchemist

Neste mundo, existem pessoas com habilidades especiais de manipular objetos e transformar um objeto em outro. Estes pessoas são conhecidas como alquimistas. Este processo através da Troca Equivalente, a lei básica da alquimia, ou seja, para ganhar algo você tem que sacrificar algo do mesmo valor. O personagem principal é o alquimista famoso Edward Elric - conhecido também como o alquimista de Aço (FullMetal Alchemist) que quase perdeu seu irmão pequeno, Alphonse, em um acidente enquanto tentavam ressuscitar sua mãe. Edward conseguiu conter a alma do seu irmão em uma grande armadura. Mas teve que pagar um preço alto. Para recuperar o que perderam, os irmãos embarcam em uma viagem para encontrar a Pedra Filosofal que segundo os boatos aumenta muito os poderes da alquimia.

Esse eu assisti por completo no animax, o que me levou a comprar o mangá e a também baixar o novo anime que estão lançando (dessa vez inteiramente de acordo com o mangá). Ótimo anime, sem duvida um dos melhores que já vi também.


Get Backers

A história é sobre dois amigos, Ban Midou e Ginji Amano, que operam um negócio chamado GetBackers. A função da dupla é recuperar algo que foi dado como perdido, com 100% de sucesso. Tanto Ban quanto Ginji, possuem poderes para realizar essas missões de resgate. Ban possui o poderoso JaGan, "Olho Maligno", que causa alucinações a todos que olham diretamente nele, e Ginji possui poderes relacionados à eletricidade, já que, antigamente, ele era chamado de Imperador dos raios. E assim segue a historia, com os dois recebendo as missões de recuperar algo e cumprindo (ou pelo menos tentando) as tarefas.

Vi também por completo no animax, o anime intercala entre momentos de comedia e seriedade, bem leve e o enredo é interessante, adorei e recomendo a todos.


Vandred

Em Vandread, Taraaku é o nome do planeta onde vivem apenas homens. Mejeiru, por outro lado, é um planeta em que vivem apenas mulheres. Os homens de Taraaku são inimigos mortais das mulheres de Mejeiru, e ambos os planetas permanecem em constante estado de guerra. Hibiki Tokai é um cidadão de classe baixa em Taraaku que sonha em pilotar um Bangata, nome que dá aos mechas Vanguard. Por ser um sub-cidadão, Hibiki nunca poderá realizar seu sonho, uma vez que os pilotos dos Bangatas sempre se originam da elite de Taraaku. Após alguns eventos, digamos um tanto estranhos, Hibiki acaba embarcando involuntariamente numa missão especial do planeta Taraaku, para destruir as mulheres de uma vez por todas. Esta missão acaba sendo um fracasso, e grande parte dos homens acaba em poder das mulheres.

Um dos animes mais comédias que já vi, de certa forma é meio comedia romântica, mas logo no inicia já arranca boas risadas, no decorrer da historia você percebe que ela fica meio confusa e viajante mais mesmo assim vale assistir.


Martian Successor Nadesico

Após a derrota sofrida na Primeira Batalha de Marte, a Terra precisa ser constantemente protegida dos ataques de seus inimigos. O destino do planeta encontra-se nas mãos da "Nergal Heavy Industries", gigantesco conglomerado industrial que acaba de produzir a última esperança para a salvação da raça humana: a poderosa nave Nadesico. Difícil é saber se mesmo a invencível Nadesico será capaz de resistir à sua anárquica tripulação.

Esse também arranca risadas, mais em parte pela loucura e falta de noção de algumas cenas, mas não achem que por isso ele carece de boas historia e desenvolvimento, muito pelo contrario ele sabe intercalar e muito bem esses dois fatores, tornando-se assim um bom anime XD


Full Metal Panic? Fumoffu

Se passa como uma continuação alternativa da serie principal, como vimos na primeira parte do anime o Sargento Sousuke Sagara, da organização secreta Mithril tem como tarefa proteger a estudante Kaname Chidore de uma organização terrorista que deseja capturá-la, ao contrario do anime inicial é focado principalmente na comedia, principalmente na dificuldade de Sagara a encarar e entender situações cotidianas.

Esse foi o primeiro que assisti (exatamente por esse passar no Animax), adorei do inicio ao fim realmente é um excelente anime de comedia arrancando muitas risadas, os outros dois que dão origem a serie também são ótimos ( as pessoas podem estranhar no começo com a historia mais logo se acostumam com o excelente enredo ), fazendo dessa uma das melhores series de Anime.


E sem duvida foi uma maravilha, assistir a todos os animes acima até o final (o que não foi tarefa fácil, pois como qualquer outro canal eles não passaram todos os episódios de uma vez sem repetir alguns, muitas vezes quando eles se aproximavam do final de um anime, voltavam dês do começo, mas aos trancos e barrancos vi tudo), logo depois disso, foram lançando alguns animes que não curti muito e foi mais ou menos nessa época também que fui adquirindo uma experiência maior na internet ( e também com a assinatura de uma banda larga XD), passei a baixar meus animes direto dela, sem ficar a mercê de horários, hiatus e propagandas interrompendo. Assim sendo só assistia ao canal com raridade e como uma maneira de passar o tempo, ou seja, cada vez menos. Foi só de uns tempos pra cá que voltei a dar uma olhada nele, e constatei que tinha deixado de ser um canal exclusivamente de animes, tendo varias produções de autoria japonesa e americana na sua programação, quando fui procurar pela internet descobri que a mudança não era recende e veio para ficar. A direção do canal devido à crescente reclamação divulgou um comunicado dizendo que o canal deixava de ser apenas para os animes e passava a ser um canal de entretenimento (muitos dizem que uma Sony disfarçada) e que isso foi feito para melhorar a programação, confesso que depois de pensar bem vi que é ate inviável financeiramente manter um canal apenas com anime e a Sony fez as mudanças para evitar a queda do canal (é claro que jamais eles iriam anunciar isso, mas é a realidade). Na verdade essa mudança até que não teria me desapontado bastante se eles não tivessem prometido exatamente o contrario que o canal iria ser a nova revolução no mundo dos animes, que iria resistir e sempre manteria toda sua programação voltada para eles e etc. Para apenas algum tempo depois voltar atrás.

Imagina se tivesse sido assim quando era pequeno, provavelmente perderia muito em matéria de animes e teria a possibilidade de nunca conhecer alguns deles. Fico pensando hoje no conteúdo televisivo que as crianças ou até adolescentes perdem com essa mudança (a chance de assistir um anime de graça ou de ver o primeiro episodio antes de baixar, por exemplo), ainda mais com os desenhos de hoje ficando, em minha opinião, cada vez mais ridículo e sem sentido, mas isso é assunto para outro post. A muito queria escrever um texto assim, de certa forma para desabafar um pouco sobre esse grande desapontamento que às vezes é a indústria televisiva, ficou grande, mas bom porque disse tudo que tinha que dizer.

Valeu pessoal, Ate +

PS: Devo fazer um post explicando melhor sobre todos esses animes em breve.

Bossa Nova



Gênero: Comédia / Romance / Drama

Ano de Lançamento: 2000

Direção: Bruno Barreto

Roteiro:
Alexandre Machado,Fernanda Young,Sérgio Sant'Anna.

Elenco: Amy Irving (Mary Ann Simpson), Antônio Fagundes (Pedro Paulo), Alexandre Borges (Acácio), Débora Bloch (Tânia), Drica Moraes (Nadine), Giovanna Antonelli (Sharon), Rogério Cardoso (Vermont), Sérgio Loroza ( Gordo) ,Flávio São Thiago (Peçanha), Alberto de Mendonza ( Juan), Pedro Cardoso (Roberto), Stephen Tobolowsky (Trevor).

Sinopse: Miss Simpson é uma estadunidense que vive no Rio de Janeiro e leciona o idioma inglês. Entre os seus alunos estão Acácio, um jogador de futebol que está prestes a se mudar para a Inglaterra, e Nadine, uma fanática por computadores que está empolgada com o romance virtual que vem mantendo com um suposto artista plástico de Nova Iorque. Num encontro casual, Miss Simpson conhece Pedro Paulo, um advogado que acabou de se separar da mulher, que o trocou pelo professor chinês de tai chi chuan. Encantado com o charme da moça, ele acaba se matriculando em uma de suas turmas.

- Antigamente não gostava muito de filmes nacionais (confesso que tinha um pouco de preconceito ainda mais porque cresci ouvindo que filme brasileiro era inferior ao americano e só tinha pornografia e etc.), mas conforme fui amadurecendo e entendendo um pouco mais sobre cinema aprendi que se deve dar chance a todos os tipos de filmes, não importa de que nacionalidade ou gênero ele seja, então passei a assisti-los. Alguns realmente não eram bons e ficaram muito abaixo da minha expectativa, mas outros até que eu gostei bastante, esse com certeza foi um deles. Vamos a analise: a sinopse segue a linha clássica de alguns filmes de comedia romântica (varias histórias paralelas que acabam se intercalando no progresso do filme), o que em minha opinião sempre tem o atrativo da curiosidade de saber como o roteirista vai conseguir entrelaçar as histórias de personagens tão diferentes. Dessa vez ressalto que ele conseguiu desenvolver de maneira satisfatória a trama para nos convencer de que todas aquelas coincidências que levaram a união dos personagens eram plausíveis (se não plausíveis pelo menos aceitáveis), sem tirar a graça nesse processo. A historia segue uma linha fixa sem sair muito da trama principal, mas mesmo assim também consegue nos mostrar o desenvolvimento das tramas secundárias, as cenas de comedia não deixam por menos arrancando boas risadas. A única coisa que não gostei foi que os finais de alguns personagens ficaram indefinidos e deixou aquela sensação de que se não foi um erro na narrativa foi no mínimo uma omissão grave para aqueles que gostam de todos os pingos nos is por assim dizer, mas mesmo com esse problema o final não deixa a desejar. Recomendo a todos que curtem o gênero, é um bom filme com certeza.

  • Prós: Atuação ótima e boa história.
  • Contras: Final inconclusivo de alguns personagens deixa a curiosidade de saber qual foi o destino deles.
  • Onde assistir: Só vi passando uma vez no tele cine light (canal de TV a cabo), se achar para baixar coloco aqui.

  • Avaliação: boneco avaliação



Internacionalização da Amazônia

Confesso que ultimamente tenho achado muito poucos textos que valem a pena pela net, não tanto pela falta deles mas sim pela falta de difusão dada a eles, quando acho um faço questão de colocar aqui no blog, para ajudar a difundi-los, esse texto foi dito por Cristovão Buarque (ex- governador do distrito federal e humanista respeitado mundialmente) no State of the World Fórum (Quem tem como objetivo criar uma rede de lideranças globais, entre governantes, prêmios Nobel, líderes empresariais, ativistas sociais, comprometidos a identificar e implementar princípios, valores e ações necessárias para guiar a humanidade durante a consolidação de um mundo globalizado e interdependente e etc) no ano 2000 em resposta a um estudante que perguntou o que ele achava da internacionalização da Amazônia, o jovem disse ainda que esperava dele uma resposta como humanista e não como Brasileiro, segue a baixo a resposta que a meu ver foi sem duvida categórica e inteligente:

"De fato, como brasileiro eu simplesmente falaria contra a internacionalização da Amazônia. Por mais que nossos governos não tenham o devido cuidado com esse patrimônio, ele é nosso. Como humanista, sentindo e risco da degradação ambiental que sofre a Amazônia, posso imaginar a sua internacionalização, como também de tudo o mais que tem importância para a Humanidade. Se a Amazônia, sob uma ótica humanista, deve ser internacionalizada, internacionalizemos também as reservas de petróleo do mundo inteiro. O petróleo é tão importante para o bem-estar da humanidade quanto a Amazônia para o nosso futuro. Apesar disso, os donos das reservas sentem-se no direito de aumentar ou diminuir a extração de petróleo e subir ou não o seu preço. Da mesma forma, o capital financeiro dos países ricos deveria ser internacionalizado

Se a Amazônia é uma reserva para todos os seres humanos, ela não pode ser queimada pela vontade de um dono, ou de um país. Queimar a Amazônia é tão grave quanto o desemprego provocado pelas decisões arbitrárias dos especuladores globais. Não podemos deixar que as reservas financeiras sirvam para queimar países inteiros na volúpia da especulação. Antes mesmo da Amazônia, eu gostaria de ver a internacionalização de todos os grandes museus do mundo. O Louvre não deve pertencer apenas à França. Cada museu do mundo é guardião das mais belas peças produzidas pelo gênio humano. Não se pode deixar esse patrimônio cultural, como o patrimônio natural amazônico, seja manipulado e destruído pelo gosto de um proprietário ou de um país.

“Não faz muito, um milionário japonês, decidiu enterrar com ele um quadro de um grande mestre. Antes disso, aquele quadro deveria ter sido internacionalizado. Durante este encontro, as Nações Unidas estão realizando o Fórum do Milênio, mas alguns presidentes de países tiveram dificuldades em comparecer por constrangimentos na fronteira dos EUA. Por isso, eu acho que Nova York, como sede das Nações Unidas, deve ser internacionalizada. Pelo menos Manhattan deveria pertencer a toda a Humanidade. Assim como Paris, Veneza, Roma, Londres, Rio de Janeiro, Brasília, Recife, cada cidade, com sua beleza específica, sua história do mundo, deveriam pertencer ao mundo inteiro. Se os EUA querem internacionalizar a Amazônia, pelo risco de deixá-la nas mãos de brasileiros, internacionalizemos todos os arsenais nucleares dos EUA. Até porque eles já demonstraram que são capazes de usar essas armas, provocando uma destruição milhares de vezes maior do que as lamentáveis queimadas feitas nas florestas do Brasil. Nos seus debates, os atuais candidatos à presidência dos EUA têm defendido a idéia de internacionalizar as reservas florestais do mundo em troca da dívida.

Comecemos usando essa dívida para garantir que cada criança do mundo tenha possibilidade de ir à escola. Internacionalizemos as crianças tratando-as, todas elas, não importando o país onde nasceram, como patrimônio que merece cuidados do mundo inteiro. Ainda mais do que merece a Amazônia. Quando os dirigentes tratarem as crianças pobres do mundo como um patrimônio da Humanidade, eles não deixarão que elas trabalhem quando deveriam estudar; que morram quando deveriam viver. Como humanista, aceito defender a internacionalização do mundo. Mas, enquanto o mundo me tratar como brasileiro, lutarei para que a Amazônia seja nossa. Só nossa."

PS: Pela internet ha diferentes fontes desse texto, algumas dizendo que o debate foi em uma universidade, em uma convenção e etc. Todas elas foram desmentidas pelo próprio Cristovão Buarque, as informações acima do local e da autoria da pergunta foram checadas, porem uma coisa que me causou alegria foi, apesar do engano de alguns o texto em diversas mídias foi preservado da maneira que foi dito.

Obrigado a todos que leram e Ate + XD