Gênero: Ação / Ficção
Ano de Lançamento: 2010
Direção: Albert Hughes e Allen Hughes
Roteiro: Gary Whitta
Elenco: Mila Kunis (Solara), Gary Oldman (Carnegie), Evan Jones (Martz), Ray Stevenson (Redridge), Michael Gambon (George), Denzel Washington (Eli), Jennifer Beals (Claudia).
Sinopse: Em um futuro não muito distante, devastado por uma guerra que eliminou grande parte da raça humana, Eli (Denzel Washington) é um homem solitário, que percorre a América do Norte carregando um livro que ele diz ser a única chance para reconstruir a humanidade. Em seu caminho encontra Carnegie (Gary Oldman), o autoproclamado déspota de uma cidade que a muito procurava pelo livro e planeja possui-lo a qualquer custo.
- Desde que vi o trailer e a sinopse desse filme quis vê-lo, o que me chamou atenção foi o cenário que parecia muito com um dos meus jogos favoritos ( Fallout 3) e também a historia misteriosa , vamos a analise: O filme começa descrevendo a vida no mundo apocalíptico, mostrando um pouco de como se constitui a nova "sociedade", seus hábitos e etc. O protagonista logo se mostra uma especie diferente de herói, um homem que faz o bem sempre que pode, mas não à ponto de desviar seu caminho e correr riscos desnecessários (pelo menos não primeiramente), pois tem sua missão e se devota apenas em cumpri-la o mais rápido possível. Uma coisa que gostei também foi a falta de cenas desnecessárias de mortes escabrosas ou desmembramentos, todas as cenas foram bem trabalhadas para deixar claro o que aconteceu sem precisar mostrar explicitamente, um bom exemplo é a batalha dele contra os saqueadores que acontece na escuridão de um túnel quando poderia perfeitamente ocorrer na claridade. Isso pode ter sido feito também como uma manobra para diminuir a censura do filme, o que de forma alguma tira o mérito do diretor. As atuações em geral são boas com destaque para Gary Oldman e Denzel Washington que estão excelentes em seus papeis, a única que não convenceu muito foi a atriz Jennifer Beals que interpretou uma cega e pecou em algumas cenas. Os confrontos também estão bons com efeitos especiais característicos de filmes do gênero. Outro ponto alto foi a maneira com a qual eles deram destaque a sonoplastia do filme, principalmente nos barulhos de tiro que eram bem semelhantes aos reais o que sem duvida ajudaram bastante na imersão. A temática religiosa, um tabu na maioria dos filmes, é desenvolvida de maneira inteligente, porém em alguns pontos um pouco massante, mas nada que estrague o filme. Com um final surpreendente e inacreditável com certeza esse filme não vai desapontar aos fãs e vai ficar na memória como um dos melhores do gênero.
- Pros: Excelente historia e bom desenvolvimento.
- Contras: Foca de maneira um tanto exacerbada no lado religioso.
- Onde Assistir: Pode ver no cinema ou baixar aqui.