Gênero: Ação, comédia.
Ano lançamento: Outubro de 1992.
Estúdio: Studio Pierrot.
Direção: Noriyuki Abe, Akiyuki Arafusa.
- Considerado um dos melhores animes já feito até hoje, então compartilharei idéias sobre ele. Vou dividir ele em 4 partes com relação a cada temporada...
1ª temporada:
Sinopse: Yusuke morre ao tentar salvar uma criança e, pelo ato de caridade, recebe uma segunda chance no mundo espiritual. A saga conta as provas que Yusuke enfrenta para se tornar detetive espiritual e, após se tornar um, seus primeiros casos.
Você começa assistindo o anime achando que é só mais uma daqueles tipos que se passa em colégio com brigas entre alunos e professores, como maioria dos animes que existe. Mas no decorrer da saga se leva para o lado sobrenatural abandonando o estilo colégio. A principio é muito parado e com muita conversa explicando como fazer isso ou aquilo, sem falar que os inimigos encontrados pelo grupo de urameshi são bem fracos e ate certo ponto chega a ser ridículo. Porém isso era algo fundamental porque havia de explicar origem de cada personagem, poder, pontos fracos, etc... No final da 1ª temporada, já se deixa claramente em aberto que existe uma 2ª temporada com muito mais exploração dos elementos que na 1ª saga só foram básicas mesmo. Não se deve deixa influenciar por essa temp. porque melhora nas outras.
=====
2ª temporada:
Sinopse: Toguro Ototo desafia Yusuke para que se enfrentem no "Torneio das Trevas", competição onde participam humanos e demônios. Yusuke aceita o desafio e entra no torneio ao lado de Hiei, Kurama, Kuwabara e Genkai.
Foi a saga mais assistida por todos e a que melhor representou a cara do anime. Essa diferente da 1ª que se passava no “inferno”, agora passasse numa ilha distante onde apenas se podem entrar (ou ser convidados) apenas youkais (demônios) ou humanos com poderes e dentre eles haverão batalhas e apenas um grupo pode ser vencedor – o que acaba deixando o anime bem mais interessante. Foi muito bem representado as lutas entre variados grupos, cada um com um objetivo e forma de pensa diferente. Nessa etapa se amostra ao público como um verdadeiro anime de luta deve ser, pois não fica naquele negócio de enrola enrola com papo furado ou então relembrando do passado (maioria animes fazem isso), quando começa a porradaria vai de uma vez por todas ate o oponente cair. O que mais incomoda com relação a isso é que praticamente quase toda hora fica alguém de alguma equipe falando de estatísticas (como exemplo: quem vai vencer, o poder do adversário X é 10 vezes maior que do Y – mas tudo isso com números). Mesmo com isso, se consegue manter firme e forte nas características dos personagens, o que acaba sendo muito bom pois você entende o passado e poder de cada individuo sem o menor problema. Essa temporada diferente da 1º, não fica um final em aberto.
=====
3ª temporada:
Sinopse: Yusuke recebe a missão de derrotar Shinobu Sensui, um ex-detetive espiritual que deseja abrir uma porta dimensional entre o Makai e o Ningenkai para que todas as criaturas possam invadir o mundo dos homens.
Essa saga foi uma pura enrolação, com um número muito alto de episódios e completamente desnecessários - a partir daqui que começou a decadência do desenho. A história dessa não chega a ser tão ruim (até mesmo porque apartir dela se tem a 4ª temp.) mas a elevada quantidade de personagens ficou péssimo e o pior que eram apenas temporários pois eram mais fracos que o da 1ª temp. e não havia sentido em prolongar os mesmos, o que prejudicou e muito o anime. Nela ainda se mantém as lutas e se adiciona o lado mais emotivo, por fim ela não teve nenhum acréscimo grande ao anime e só aproveitando o final dela porque teve uma das melhores batalhas feitas no anime e a história se desenrola para a 4ª e ultima temp.
=====
4ª temporada:
Sinopse: Yusuke vai até o Makai para encontrar seu pai (um dos três reis do Makai), mas acaba se deparando com uma revolta entre os Youkais e se vê obrigado a entrar em um torneio.
Uma brilhante idéia mas que não foi bem proposta no desenho, assim se resume essa saga. Nessa a história da uma completa reviravolta e os antigos amigos (grupo urameshi) se confrontam uns contra os outros por seguirem lados opostos. Os personagens principais percebem que não conheciam o verdadeiro poder de si e não sabiam da existência de tanta gente mais forte que eles no Makai (mundo das trevas), com isso cada um faz um treino a seu estilo para a tão esperada guerra entre os 3 reis desse mundo (e que não havia ninguém comparado a eles). E é essa maldita guerra que os fãs queriam vê mas por fim não se teve nada disso e sim apenas mais um torneio de luta individual que decidiria quem seria o rei (o pior foi que qualquer youkai poderia participar, desde o mais fraco ao mais forte para disputar a vaga). Quando foi imposto isso o anime teve uma queda total de qualidade, porque os tão esperados e queridos personagens viraram apenas mais um número no torneio. E para complicar ainda mais a situação essa foi a menor saga com número de episódios e para não estender mais ele, não foram representadas todas as lutas postas inicialmente, apenas divulgando quem era o ganhador ficando assim bem corrido a situação. Concerteza essa temporada foi a que mais decepcionou os fãs pois a historia começou boa e terminou numa mega atrocidade (mesmo que desvendasse algumas coisas do passado), sem falar dos personagens e suas características que não tinham nada a ver com as apresentadas nas sagas anteriores. Lembro que li uma vez que o autor disse a uma revista que não queria fazer essa saga final em anime mas que por motivos de contrato foi obrigado, então talvez seja esse um dos motivos da tão falha pro final do anime.
PS: final não, porque tem uns bônus (não é ova) que contam o que aconteceu depois desse término com os personagens.
- Prós: excelentes lutas e desenhos.
- Contras: última saga corrida e falta de história.
- Onde assistir: tv, dvd ou download aqui.
0 comentários:
Postar um comentário